Como instalar stock rom, firmware ou software em celulares Samsung usando Odin3.



Tutorial para instalar firmwares em smartphones Samsung - Flash Samsung

Para instalar uma firmware ou rom em um Samsung, você vai precisar de:

  1. Driver Samsung USB instalado.
  2. Programa Odin3.
  3. Firmware do seu Dispositivo.
  4. Cabo USB original ou de boa qualidade.
  5. Recomendo bateria acima de 50%.

Drivers e todas versões do Odin, você encontra >> AQUI.

* Antes de começar o procedimento, tenha ciência que você poderá perder todos seus dados e arquivos, faça backup.
* Após a instalação, talvez será solicitado sua conta Samsung e/ou conta Google, salve o email e senha dessas contas, ou remova antes do procedimento.
* Não é possível instalar uma rom com binário inferior ao que esta instalado em seu dispositivo, para saber mais sobre binários Samsung.

Instalando o Driver USB Samsung

Primeiro instale o driver usb para que seu celular seja reconhecido pelo odin no modo download, recomendo o driver usb versão 1.5.27.0, caso o odin não reconheça com essa versão, pode testar outras, ou reiniciar seu PC.

Agora baixe o Odin, recomendo usar a versão mais atual para Android 8 Oreo, 9 Pie, 10 Q, 11 R, 12 etc.., no caso estamos na versão Odin3 v3.14.4, se seu celular for muito antigo, pode tentar com versões anteriores.

Odin não é necessário instalar, apenas descompacte, de 2 cliques em “Odin3_v3.14.4.exe” já esta pronto para uso.



Adicionado os arquivos da rom nos campos do Odin.

Descompacte a rom baixada, dentro da pasta são 5 arquivos.

AP_xxxxxxxxx
BL_xxxxxxxxx
CP_xxxxxxxxx
CSC_xxxxxxx
HOME_CSC_xxxxxxxx
Esse “xxxxxxx” é um exemplo, cada modelo vai ser diferente.Adicione cada arquivo em seu respectivo campo no Odin.

Clique no botão BL, procure a pasta onde descompactou a rom, e selecione o arquivo BL_xxxxxxx.
Faça isso como os demais campos, AP, CP, CSC.

* Quando for adicionar o arquivo AP, vai demorar um pouco, pois ele é muito grande, não faça nada, apenas aguarde o arquivo ser adicionado, as vezes pode até dar uma pequena travada no Odin, é normal.

Recomendamos usar CSC_xxxxx ao invés de HOME_CSC_xxxx, assim a instalação será limpa, apagando todos aplicativos, caso queira manter seu apps, use HOME_CSC_xxxx.

Abaixo está um exemplo com os 4 arquivos da rom adicionados ao Odin3, note que ID:COM está vazio porque ainda não conectamos o celular no modo download.

Colocando Samsung em modo Download

Próximo passo é colocar o celular em modo download, pois é nesse modo que a rom será instalada.

Nesse ponto o procedimento para entrar no modo download pode variar de modelo para modelo ou versão do android, então recomendo que pesquise qual a combinação de teclas exata para seu dispositivo entrar nesse modo, ex. “Como entrar no modo download do Galaxy Note 10+”.Aqui estão alguma das opções mais comuns para deixar seu telefone em modo download.

Com o celular desligado, tente alguma dessas combinações de teclas abaixo.

  1. DIMINUIR VOLUME + AUMENTAR VOLUME e, em seguida, cabo USB
  2. POWER + DIMINUIR VOLUME + BIXBY
  3. POWER + DIMINUIR VOLUME + AUMENTAR VOLUME
  4. POWER + DIMINUIR VOLUME + BOTÃO HOME
  5. (Note 9) Cabo USB + DIMINUIR VOLUME + BIXBY
  6. (Note 10) ALIMENTAÇÃO + AUMENTAR VOLUME

Se a combinação de teclas der certo, telefone vai iniciar em uma tela semelhante a essa abaixo.




Nessa tela, é só apertar volume up (+) para confirmar o modo download, veja abaixo o modo download.



Pronto, nesse modo, plugue o celular ao PC, se tudo estiver correto com o drive USB, a porta ID:COM no Odin mostrará um dispositivo conectado.


* Esse número [COM9] pode variar.

Com todos arquivos já colocados nos campos do Odin, e ID:COM mostrando o dispositivo conectado como na imagem acima, só clicar no botão Start, e aguardar o termino do processo.



Uma barra de carregamento será mostrada no Odin e na tela do celular, quando chegar ao fim, o dispositivo irá reiniciar, pronto, firmware trocada com sucesso.


Créditos: stockrom.net


Como instalar stock rom, firmware ou software em celulares Samsung usando Odin3. Como instalar stock rom, firmware ou software em celulares Samsung usando Odin3. Reviewed by Unknown on 20:27 Rating: 5

147 comentários

  1. como faco para fazer root no meu galaxy gtI9295 ate agora nao consequi

    ResponderExcluir
  2. como faco para fazer root no meu galaxy gtI9295 ate agora nao consequi

    ResponderExcluir
  3. como faco para fazer root no meu galaxy gtI9295 ate agora nao consequi

    ResponderExcluir
  4. como faco para fazer root no meu galaxy gtI9295 ate agora nao consequi

    ResponderExcluir
  5. como faco para fazer root no meu galaxy gtI9295 ate agora nao consequi

    ResponderExcluir
  6. perfeito! muito obrigado,que Deus abencoe vcs!

    ResponderExcluir
  7. Valeu demais, soltaram uma atualizacao merda ai pra versao L de kernel que parou as funcoes de dual chip do meu.

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigado! deu certo no meu tbm, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. As ROM's aqui colocadas desbloqueiam o cartão SIM?

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se na hora de usar o odin.
    escolhe o arquivo em rar ou extrai e usa só um dos dos arquivos que são extraídos

    ResponderExcluir
  11. oi quando conecto o samsung galaxy gram prime ja em modeo download o ID:COM que deveria estar amarelo fica azul assim quando dou start de imediato da falha, o que eu faco?

    ResponderExcluir
  12. muito obrigado,me ajudou muito.minha cunhada deixou o celular cair ai quando reiniciava ficava
    congelado.fiz o procedimento e ficou beleza.obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Tem que colocar a rom extraida ou em rar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que extrair a rom o arquivo md5 ta la dentro do arquivo zip

      Excluir
  14. td indica q hj irá dar certo
    já deve ser a 11- q eu tento melhorar meu pocket neo

    ResponderExcluir
  15. muito bom me ajjudou muito
    obrigado

    ResponderExcluir
  16. como assim em modo de download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Modo download: segure em sequencia as teclas home + volume pra baixo + power

      Excluir
  17. Colega, to com um aqui que está com o touch travado. Consegui fazer o procedimento nele mas o problema permanece. Só pode ser problema físico mesmo então né?

    ResponderExcluir
  18. Vlw Amigo Muito obrigado , meu Samsung Star estava brickado e com a ajuda de vcs , voltou a funcionar normalmente.

    ResponderExcluir
  19. oi qual a senha de desbloqueio da rom obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber não sei porque os caras fazem isso.

      Excluir
    2. Vocês não leem o tutorial todo não?
      Se lessem iriam saber a senha.

      Excluir
  20. oi qual a senha de desbloqueio da rom obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.stockrom.net é a senha. está especificado na página de download

      Excluir
  21. oi qual a senha de desbloqueio da rom obrigado

    ResponderExcluir
  22. MEU DEUS DO CÉU CARA , MUITO OBRIGADO \o/
    Deu certo

    ResponderExcluir
  23. alguien sabe si trae todas la aplicaciones??

    ResponderExcluir
  24. Como Faço Root No Positivo S440 ? Alguém Pode Me Ajudar....

    ResponderExcluir
  25. gente instalei o twrp no meu galaxy s duos, ai por ela instalei o cwm mais quando dei um bootrecovery ele nao ligou. alguem ppode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Tutorial simples e muito útil.
    ROM oficial!
    Obrigado pela ajuda, meu caro, celular ficou show!

    Podem atualizar sem problemas.
    Sucesso com o seu site, amigo!

    ResponderExcluir
  27. Não tô conseguindo fazer, o odin fica travado em get pit for mapping. Tem como resolver? Galaxy pocket duos

    ResponderExcluir
  28. O meu note 3 new ficou ingles , tem a rom português ?

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Se puder me ajudar... estou com um erro de FRP e nao sei o que é isso...

    ResponderExcluir
  31. eu nao comsigo intalar a rom original do galaxy young 2 pro quamdo eu aclico em start dai ele aparese no quatrinho enbaixo succeed 0 faled 1 porfavor me ajudem

    ResponderExcluir
  32. Pow mano,tu é foda. Acabei de brikar meu cel tentando fazer root e você me salvou.

    ResponderExcluir
  33. pessoal, o pc não reconhece o celular, nem pelo odin nem pelo kies. o que posso favro, helpe me please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, você ativou a depuração e tals tudo certinho?

      Excluir
  34. o meu celular nao e reconhecido pelo odin já instalei todos os drivers que precisava a bateria esta cheia 100% alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E colocou o modo download no celular para que o Odin reconhecesse?

      Excluir
  35. muito obrigado comigo a instalaçao foi bem sucedida .....

    ResponderExcluir
  36. Fiz todo o procedimento corretamente, estou acostumado a fazer esses serviços, mas estou com esse galaxy e mesmo passando o ODIN nele, ele não reseta não apaga nada, volta a tela normal, o celular do cliente está bloqueado por senha desenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reseta ele pelo reset, sem precisar entrar no sistema. Antes do celular iniciar

      Excluir
    2. meu celular tbm ta assim, mas mesmo fazendo hard reset com os botoes volume+ + desliga + home, nao apaga nada tbm, sera q tem alguma opção que arruma isso no odin ?

      Excluir
  37. Cara, fiz root no meu gram prime e o google play services foi desinstalado. Sabe como resolver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se isso pode te ajudar

      http://www.androidpit.com.br/forum/567544/deletei-google-play-e-google-play-services

      http://www.baixaroplaystore.com.br/google-play-services/

      Excluir
  38. tentando aki e achei seu site..foi certinho

    ResponderExcluir
  39. vlw acabei de fazer no meu grand prime 531h e muito rápido

    ResponderExcluir
  40. da erro no começo da imagem , por que?

    ResponderExcluir
  41. da erro no começo da imagem , por que?

    ResponderExcluir
  42. boa noite !
    eu estou precisando do arquivo PIT pra instalar uma nova kernel no meu aparelho j5 SM-J500M mais nao consigo encontrar, vc sabe como eu posso baixar esse tipo de arquivo PIT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.stockrom.net/2016/03/stock-rom-original-de-fabrica-samsung.html

      Excluir
  43. Boa noite. Tentei fazer o processo, mas deu falha de imagem bem no final. Pedindo pra fazer o Recovery Emergencial no Galaxy J5.

    ResponderExcluir
  44. sera que essa rom e de 2015? precisava de uma de 2015 essas de 16 nao da desbloqueio!!

    ResponderExcluir
  45. alguem ajuda
    o que faço só erro no odin
    Enter CS for MD5..
    Binary Check MD5.. Do not unplug the cable..
    Please wait..
    Checking MD5 finished Sucessfully..
    Leave CS..
    Added!!
    Odin engine v(ID:3.1100)..
    File analysis..
    SetupConnection..
    Initialzation..
    Get PIT for mapping..
    Firmware update start..
    SingleDownload.
    aboot.mbn
    NAND Write Start!!
    FAIL! (Auth)

    Complete(Write) operation failed.
    All threads completed. (succeed 0 / failed 1)

    ResponderExcluir
  46. Top seu tutorial meu S4 voltou a vida, obrigado....

    ResponderExcluir
  47. quero saber se apos instalar a room original vou poder usar o my knox novamente??obs.eu tinha root

    ResponderExcluir
  48. Nossa muito obrigado mesmo !! deu tudo certo aqui valeu !!

    ResponderExcluir
  49. Não consogo fazer o download da rom algem ajuda prfvr!!

    ResponderExcluir
  50. Gente, socorro. O meu morreu, não liga e não da nenhum sinal de vida. Quando conecto no pc pede driver EMEI, ja instalei, mas no odin não reconhece. Será que virou peso de papel??

    ResponderExcluir
  51. Pode fazer em LG? Cheguei a essa página pela página que tem a Rom do LG G2 D295f, mas o tutorial é para Samsung...

    ResponderExcluir
  52. Oi quando conecto o samsung galaxy J7 ja em modeo download o ID:COM continua cinza, o que fazer nesse caso?
    Android 5.1.1

    ResponderExcluir
  53. Dificio de mais pra baixar, não baixa a Rom

    ResponderExcluir
  54. OI GENTE POR FAVOR ONDE POSSO BAIXAR Firmware Samsung G530BT NAO ACHO ELE ME AJUDE POR FAVOR

    ResponderExcluir
  55. Tentei recuperar o celular de uma moça e ta dabdo esse erro aqui:
    SetupConnection.. Complete(Write) operation failed.

    ALGUM MESTRE AI ME AJUDA POR FAVOR...

    ResponderExcluir
  56. estou com um problema no wifi instalei essa rom,mas nao resolveu o prpblema.

    ResponderExcluir
  57. ! C:\Users\USUARIO\Documents\EGDownloads\0Bzb411yht6owbGZZTEwxSnEyQnc.zip: Checksum error in J500MUBU1AOJ2_J500MZTA1AOJ2_J500MUBU1AOJ2_HOME.tar.md5. The file is corrupt
    aparece isso quando tento extrair q o arquivo esta corrompido oq fazer?

    ResponderExcluir
  58. Amigo cadê os arquivos pda e os outros? Quando eu extrai so tinha arquivos nada haver e imagem ISO

    ResponderExcluir
  59. Eu reiniciei meu celular e ele não ligou mais. Não conecta no computador, não consigo colocar no modo online. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você chegou a instalar a rom?
      Tentou ligar ele no modo download?

      Excluir
    2. sim, eu tentei coloca-lo em modo download, mas sem sucesso!

      Excluir
  60. Sim, eu tentei coloca-lo em modo download, mas não entra. Sera que ele pode ter dado um curto?

    ResponderExcluir
  61. Galera ... Alguém aqui pode me ajudar atualizar meu androi do gt-7273t (versão atual 4.2.2).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.stockrom.net/2015/11/stock-rom-original-de-fabrica-samsung_11.html

      Excluir
  62. Sera que a rom do galaxy lite duos s7392l da no s7392 sem a letra L?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vai dar certo, tem que ser exatamente o mesmo modelo

      Excluir
  63. Pfv vey mim ajuda aee é que eu jah fiz isso 2 ves e eu brickei meu celular aii tou com medo de fazer de novo tem alguem que se prontifica a mim ajudar pelo TeamViewer ?? meu Whatsapp aqui oo 74999412372

    ResponderExcluir
  64. Gente, ja tentei hard reset e ate instalar a rom original e nada. continua reiniciando. Tem mais alguma coisa pra fazer ou ja perdi aparelho? Sansung galaxy s2 tv dus gt-s7273t

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente refazer o processo, costuma dar certo, se não der, nos avise pra postar uma rom mais atualizada.

      Excluir
  65. O Mobile odin matou meu galaxy Young duos, não liga nem em modo download nem sinal de vida, não aconselho ninguém

    ResponderExcluir
  66. Po velho, sem palavras, funcionou aki comigo !! vlw!!!

    ResponderExcluir
  67. Olá, eu preciso muito da ROm do g920a BR , estou procurando em todos os lugares mas não encontro, se possivel eu preciso dela com o android 6.1 , alguem por favor me ajuda, meu whatts para contato é 051 86819089 alguem por favor me ajude. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era só olhar na página da Samsung
      http://www.stockrom.net/2016/08/stock-rom-firmware-original-samsung_15.html

      Excluir
  68. eu fui fazer root em um Gran prime Tv, ae blz, funcionou blz, eu desliguei o aparelho pra colocar o chip e o cartão, ae ele n quis ligar mais, so ficou a tela preta acesa, ae eu tentei resetar e instalar a rom stock, ae ele ficou travado na animação da samsung e n continua, não inicia, alguem pode me ajudar? eu baixei esta rom( http://www.stockrom.net/2014/12/baixar-stock-rom-original-de-fabrica_98.html ) e passei pelo odin , usei a ultima versão do odin, vi varios tutoriais, mas todos diziam coisas q eu n vi nesse odin3.09 ae selecionei a rom no botão "AP" em options, deixei marcado apenas "auto reboot" e "F. Reset Time" e dei start, ae fez o processo todo, que quando inicou ficou travado na tela da samsung.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=eonbT8D9py0

      Excluir
    2. eae man blz, segui esse video e talz mas n deu certo, baixei a Rom, mas quando vou passar pelo odin da erro, o icone la fica vermelho com nome FAIL. no video ta o "SM-G531BT" o meu aqui é o "SM-G530BT".

      Excluir
  69. ARIEVISON

    esse tutorial é para o SM-G531BT tentar no SM-G530BT pode causar hard-brick

    ResponderExcluir
  70. nao aparece o arquivo em rar na busca da rom mais ta tudo instalado o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. digo dentro do odin depois q apertp pda

      Excluir
    2. Porque tem que descompactar o arquivo. O odin não reconhece arquivo rar.

      Excluir
  71. Daê pessoal!
    Venho aqui novamente (pois antes eu havia resolvido uma stock rom de um Xperia M2 Aqua), porém agora estou com problema em um Galaxy Tab 3 SM-T111M.
    O mesmo fica reiniciando em loop infinito.
    Baixei a Stock Rom dele, e seguindo os procedimentos daqui, tentei instalá-la, não deu certo, deu fail... O que pode ser?
    Quanto aos "wipes" (teclas POWER / VOL+ / HOME), não abre o menu de Restore Factory... temos como corrigir isso?
    O máximo que consigo é Download Mode (POWER / VOL- / HOME) apenas...
    O Kies ao meu ver, não serve para nada em aparelhos com defeito (meu caso).
    Muito grato se alguém tiver alguma dica...
    No aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser no modo de download para fazer a instalação.
      Ja tentou baixar outras roms ou outros odins (versão diferente) pra ver se consegue?

      Excluir
    2. Olá Tamires, obrigado pelo feedback.
      Então, eu sei que tem que ser pelo modo download, já tentei com a rom aqui do site, e dá erro quando clico em start no Odin...
      Quanto à outras roms, não achei desse meu aparelho (T111M), e também não tentei em outros Odins... Sugere alguma outra versão em específico? Se tiver link para outra Rom, agradeço...
      Novamente, valeu pelo retorno!
      Aguardo...

      Excluir
    3. Para te falar a verdade, agora eu lembrei. Já tive problemas com esse modelo de Tablet. De tentar instalar a rom (e várias roms) e não conseguir nada nele.
      Me passa seu e-mail pra tentar te ajudar, ou chame nas mensagens da página do facebook. Por aqui demora mais.

      Excluir
    4. Ok. Qual é a página do facebook?

      Excluir
    5. Show! Mandei uma mensagem lá! Se é que acertei a página! auhsuhsauhsauha

      Excluir
    6. Blz... Responderam minha mensagem... com o link aqui do site... hehehe e agora?

      Excluir
  72. Gente n to conseguindo, no Odin a janelinha fica azul e não aparece o botão start

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O windows leva um tempo para reconhecer a rom que está usando.
      Mas se não aparece o botão start, tente outro odin.

      Excluir
  73. boa tarde alguem sabe qual a rom certa do samsung tab3 sm-t110 lite ja abaxei duas rom e esta dando fail erro, estou fazendo pelo odim ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente instalar com outras versões do Odin, mas esse aparelho também já me deu sérios problemas. Boa sorte

      Excluir
  74. Vim aqui somente para fim de testes.Tudo rolou 100% basta você ler e entender.

    ResponderExcluir
  75. Pow queria apenas trocar a Rom da Tim pela Stock no S7, se eu fizer esse procedimento, eu vou ter problemas com o contador binário???

    ResponderExcluir
  76. como fazer root no meu J7 Prime SM_G610M eu ja tentei divrssas vzs e não comsegui pode me ajudar

    ResponderExcluir
  77. como fazer root no meu J7 Prime SM-G610M eu ja tentei diverssas vzs e não consegui alguem pode me ajudar pf...

    ResponderExcluir
  78. Só um aviso para os desavisados!!!! NÃO FUNCIONA NO WINDOWS 10 64 BITS
    Passei um tempão batendo cabeça e depois tive a ideia de usar no meu outro notebook que é windows 7 32 bits.
    Boa sorte a todos que tentarem o reparo.

    ResponderExcluir
  79. alguém pode me ajudar por favor, eu fui tentar instalar uma stock rom KitKat no meu granprime sm-g530bt com lolipop 5.0.2, através do odin e quando tava terminando a instalação deu fail, logo em seguida tirei meu celular do cabo usb e ele não quis mais ligar e nem dar sinal de nada. AJUDA POR FAVOR

    ResponderExcluir
  80. pq quando eu conecto o usb la no quadrinho o meu fica azul ???? pode mim ajudar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende das vesoes do odin, agora é azul mesmo, essa foto do tutorial é da v. 1.xx

      Excluir
  81. nao consigo baixar a rom de samsung galaxy trend GT7560 se alguem tem ai estou a pedir enviar para meu email mustafamaravi@gmail.com

    ResponderExcluir
  82. nao consigo baixar a rom do samsung galaxy core 2 SM-G355m! Por favor me ajudem whats (011)979847091

    ResponderExcluir
  83. Passei a rom no aparelho e após isso ele não aparece mais a imagem.. qdo liga aparece samsung e já se apaga... liga normal pq da pra escutar o som, mas n aparece nd..
    Tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  84. https://hardreset.guru/articles/flash-samsung-device/

    ResponderExcluir